Saiba onde descartar corretamente produtos eletrônicos e embalagens próximo de você

Selecione o item desejado.
Digite CEP ou endereço.
Busca oferecida por: Logo eCycle

E aí, ficou com alguma dúvida?

Existem locais específicos onde posso levar as embalagens para reciclagem?

Sim, há pontos específicos para a coleta de embalagens recicláveis. Caso sua região ou condomínio não possua coleta seletiva, não se preocupe. O Mercado Livre disponibiliza um geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos. Acesse o link para localizá-los facilmente.

Quanto tempo leva para o papelão se decompor na natureza?

A decomposição do papelão varia de acordo com diferentes fatores, incluindo as condições ambientais e a espessura do material.

Em condições ideais, como em um ambiente quente e úmido de compostagem, o papelão pode se decompor relativamente rápido, normalmente em alguns meses a um ano. No entanto, estima-se que, em aterros sanitários, onde as condições de decomposição são geralmente menos favoráveis, o papelão possa levar de 2 a 5 anos para se decompor.

Por isso, a reutilização e a reciclagem são preferíveis à decomposição natural.

Ao reciclar o papelão, evitamos a demanda por recursos naturais e a poluição associada à produção de matéria-prima virgem. Além disso, a reciclagem do papelão permite transformá-lo em novos produtos, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a economia circular.

Qual é o tempo de decomposição do plástico?

O plástico é um material amplamente utilizado e indispensável para a vida moderna. No entanto, seu tempo de decomposição pode variar consideravelmente, dependendo do tipo de plástico, das condições ambientais e dos métodos de descarte. Em geral, o plástico pode levar de dezenas a milhares de anos para se decompor quando disperso na natureza.

Por exemplo, sacolas plásticas podem levar cerca de 20 anos para se decompor, enquanto o plástico rígido pode levar mais de mil anos. Por isso que quando o plástico escapa para o meio ambiente, ele se torna um risco ambiental significativo. Desse forma, é importante que você destine suas embalagens de plásticos corretamente. Há pontos específicos para a coleta de embalagens recicláveis.

Caso sua região ou condomínio não possua coleta seletiva, não se preocupe. O Mercado Livre disponibiliza um geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos. Acesse o link para localizá-los facilmente.

O que devo fazer se não tiver acesso a serviços de coleta seletiva de lixo/reciclagem?

Se você não tem acesso a serviços de coleta seletiva, ainda existem medidas que você pode tomar para reduzir seu impacto ambiental e lidar com resíduos de forma sustentável. Primeiro, verifique em nosso geolocalizador os pontos de entrega voluntária mais próximos de você. Mesmo sem coleta seletiva em sua casa, você pode levar seus materiais recicláveis a esses pontos para que sejam destinados adequadamente.

Antes de encaminhar as embalagens para a reciclagem, lembre-se de evitar que embalagens de papel, plástico ou papelão sejam contaminadas por resíduos alimentares ou outras sujidades. Organize uma quantidade suficiente de materiais recicláveis e leve-os ao ponto de entrega voluntária escolhido, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Se possível, convide seus vizinhos para se revezarem nas viagens, tornando o processo mais eficiente e prático.

Além disso, lembre-se de que reutilizar nossas embalagens também é uma ótima opção. Elas podem ser usadas para armazenamento, envio de presentes ou até mesmo em projetos de artesanato. Também é possível utilizá-las para enviar novos produtos pelo Mercado Livre. Ao reciclar nossas embalagens, você assume uma responsabilidade social e ambiental. Essa atitude não apenas estimula a criação de empregos verdes, mas também contribui para conscientizar sobre a importância da reciclagem, inspirando outras pessoas a adotarem práticas sustentáveis.

Qual é a diferença entre descartar a embalagem das minhas compras online no lixo comum e separá-la para a coleta seletiva?

Quando descartamos as embalagens das compras online no lixo comum, elas geralmente acabam em aterros sanitários ou lixões, resultando no desperdício de recursos naturais e contaminação ambiental. No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis são efetivamente reciclados, aumentando a pressão sobre esses locais e acelerando o esgotamento dos espaços disponíveis. Por outro lado, separar corretamente as embalagens para a coleta seletiva é uma opção mais sustentável. Ao fazer isso, contribuímos para a reciclagem das embalagens, economizando recursos naturais preciosos, como biomassa e água.

Além disso, a reciclagem consome menos energia do que a produção de novas embalagens, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e combatendo as mudanças climáticas. Optar pela coleta seletiva também contribui para a geração de renda de aproximadamente 800 mil pessoas que dependem da reciclagem no país. Além disso, estimula a economia circular, onde os materiais usados são transformados em novos produtos, diminuindo a necessidade de extração de matéria-prima. Ao reciclar as embalagens do Mercado Livre, evitamos que resíduos recicláveis sejam enviados para aterros sanitários ou lixões, reduzindo a poluição do solo, do ar e da água.

É uma oportunidade valiosa de preservar o meio ambiente, impulsionar o desenvolvimento econômico e promover a inclusão social. Para garantir um descarte adequado, evite o contato das embalagens de papel, plástico ou papelão com resíduos úmidos, como restos de alimentos. Proteja sua privacidade removendo informações pessoais das embalagens e encaminhe-as para a reciclagem. Caso não haja coleta seletiva em sua região, consulte nosso geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos.

Quais são as consequências do descarte inadequado de embalagens?

O descarte inadequado de embalagens pode ter graves consequências para a saúde humana e o meio ambiente. Quando as embalagens são descartadas de forma incorreta, elas podem se acumular no solo, causando poluição visual e prejudicando sua qualidade. Além disso, essas embalagens podem ser levadas pelo vento e chuva, chegando a rios, lagos e oceanos, onde afetam diretamente a vida marinha e colocam em risco os animais que dependem desses ecossistemas.

A ingestão de resíduos plásticos pode causar danos físicos e até mesmo a morte de animais, além de representar uma ameaça à saúde humana. Os animais marinhos muitas vezes confundem embalagens descartadas de forma incorreta com alimentos, o que pode resultar em danos físicos e até mesmo na morte desses animais. Além disso, o descarte inadequado de embalagens também resulta em desperdício de materiais que poderiam ser reciclados e reintroduzidos no ciclo produtivo como matérias-primas, evitando assim a extração de novos recursos naturais. A reciclagem é uma forma eficaz de minimizar essas consequências negativas.

Ao reciclar corretamente as embalagens, você contribui para a redução da poluição, a preservação dos ecossistemas e a promoção da economia circular. Além disso, a reciclagem gera empregos e impulsiona a economia, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável. No Mercado Livre, estamos comprometidos com essa causa. Todas as nossas embalagens são projetadas para serem recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Nossas caixas de papelão e sacolas plásticas são fabricadas sem misturas de materiais que dificultem ou impeçam a reciclagem.

Além disso, utilizamos papelão certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council), garantindo que nossos produtos sejam fabricados de forma responsável e respeitando os princípios de sustentabilidade. A conscientização e a adoção de práticas adequadas de descarte de embalagens são essenciais para minimizar os impactos negativos. Contamos com você como nosso parceiro na promoção da sustentabilidade. Juntos, podemos fazer a diferença na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro mais consciente e sustentável.

Qual é o papel do consumidor na reciclagem?

Nossa atuação é fundamental para fazer a diferença na preservação do meio ambiente. Ao reciclar as embalagens dos produtos adquiridos pelo Mercado Livre, você contribui diretamente para reduzir a poluição ambiental, evitando que resíduos recicláveis sejam enviados para aterros sanitários ou contaminem o meio ambiente. Além disso, ao destinar corretamente as embalagens, você ajuda a preservar os recursos naturais, economizando recursos valiosos como biomassa e água, que podem ser utilizados em outras atividades.

Essa prática também traz benefícios em termos de economia de energia, consumindo menos energia do que a produção de novas embalagens a partir de materiais virgens. Com isso, contribuímos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas. A reciclagem também promove a economia circular, reduzindo a necessidade de extrair novas matérias-primas e incentivando a criação de empregos verdes. No Mercado Livre, adotamos embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, além de implementar programas de reciclagem, logística reversa e parcerias com empresas especializadas em economia circular.

Para reduzir ainda mais o uso de embalagens, implementamos a estratégia SIOC (Ship In Own Container), dispensando embalagens adicionais em cerca de 9% dos produtos comercializados. Contamos com você como parceiro nessa causa! Lembre-se de destinar corretamente as embalagens, evitando o contato com resíduos úmidos, e caso necessário, conte com nosso geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária de recicláveis mais próximos de sua residência. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável.

Existem restrições específicas para o descarte das embalagens dos produtos, dependendo do material (plástico, papelão, vidro, etc.)?

A separação adequada dos resíduos é fundamental para a reciclagem. Divida os resíduos em secos, como embalagens, envelopes, sacolas, papel e papelão, e úmidos, como líquidos, cascas de frutas, legumes, folhas, grama cortada e restos de alimentos. Evitar o contato entre esses tipos de resíduos ajuda na recuperação de recursos, economia de energia e redução da extração de matérias-primas.

Para uma reciclagem mais eficiente, faça uma segunda separação dos diferentes materiais de embalagem. Embora não seja obrigatório, separar as caixas de papelão, envelopes e outros produtos de papel dos resíduos de plástico contribui para a eficiência do sistema. Remova fitas adesivas e etiquetas das embalagens, descartando-as no lixo comum.

Caso não seja possível remover completamente a etiqueta, descaracterize as informações nela contidas. Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, consulte nosso geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos. Estamos empenhados em facilitar o descarte adequado dos resíduos e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Como posso contribuir para reduzir o impacto ambiental das embalagens que recebo nas minhas compras online?

Sempre que receber embalagens em suas compras, considere reutilizá-las para outros fins, como armazenamento, envio de presentes ou até mesmo como materiais para projetos de artesanato ou novos envios pelo Mercado Livre.

Se não for possível reutilizar, certifique-se de encaminhá-las para a reciclagem. Separe as embalagens plástico, papel ou papelão dos resíduos úmidos, como restos de alimentos, e encaminhe-as para a coleta seletiva. Se o caminhão da coleta seletiva não passa na sua casa ou condomínio, confira em nosso geolocalizador quais são os pontos de entrega voluntária mais próximos de você.

Você pode convidar seus vizinhos para alternar com você as viagens até o ponto de entrega voluntária mais próximo, além de engajar mais pessoas nessa missão, você ainda facilita a vida de todos.

Como proteger minha privacidade ao descartar as embalagens de produtos comprados pela internet?

Para proteger sua privacidade ao destinar nossas embalagens para a reciclagem, despersonalize as etiquetas, os adesivos ou informações que possam estar relacionados a você, como seu nome, endereço ou detalhes de compra, e descarte-os no lixo comum. Isso ajuda a evitar que suas informações pessoais sejam expostas.

Se a embalagem contiver etiquetas com códigos de barras ou informações sensíveis, como números de rastreamento, é recomendável rasgá-las, cortá-las em pedaços pequenos ou riscá-las antes do descarte.

Após retirar as etiquetas, separe-as e encaminhe para a coleta seletiva.

Se o caminhão da coleta seletiva não passa na sua casa ou condomínio, confira em nosso geolocalizador quais são os pontos de entrega voluntária mais próximos de você.

Qual é a melhor maneira de lidar com as notas fiscais recebidas ao comprar produtos em comércio eletrônico?

A nota fiscal comprova que você adquiriu determinado produto ou serviço. Ela serve como evidência de que você realizou uma transação comercial com uma determinada empresa. Pode ser necessária a apresentação da nota fiscal em casos de trocas, devoluções ou reclamações sobre a compra.

Por isso é importante guardar as notas fiscais recebidas ao comprar os produtos adquiridos por meio de nosso comércio eletrônico. Dessa forma, você estará protegendo seus direitos como consumidor e poderá comprovar transações, acionar garantias, organizar suas finanças pessoais e cumprir obrigações legais.

Considere a alternativa de digitalizar a nota fiscal como uma cópia de segurança. Mas caso não haja necessidade de manter a nota fiscal física, descarte-a adequadamente. Rasgue ou corte as partes que contenham informações pessoais sensíveis antes de destiná-las para a reciclagem.

Posso reutilizar as embalagens dos produtos de alguma forma? Quais são as sugestões para reutilização?

Nossas embalagens podem ser reutilizadas para armazenar itens diversos. Embalagens resistentes, como as caixas de papelão, podem ser utilizadas para armazenar itens em sua casa, como roupas, brinquedos ou utensílios. Elas ainda podem ser utilizadas para doar roupas, alimentos não perecíveis ou outros itens a instituições de caridade ou pessoas necessitadas.

Além disso, embalagens menores podem ser reutilizadas para organizar objetos pequenos, como materiais de escritório, bijuterias, roupas íntimas e parafusos.

O papelão ainda pode ser utilizado como matéria-prima para criação de artesanatos, como porta-retratos, porta-canetas e luminárias.

Você ainda pode guardar nossas embalagens e plástico-bolha para fazer novos envios.

É importante lembrar que nem todas as embalagens serão adequadas para todas as finalidades de reutilização, então use o bom senso ao escolher a embalagem certa para cada uso.

A reutilização de embalagens é uma prática sustentável que ajuda a reduzir o desperdício e o consumo desnecessário, mas sempre verifique se a embalagem está em boas condições antes de reutilizá-la e descarte-a corretamente quando não puder mais ser utilizada.

O Mercado Livre oferece algum programa de reciclagem ou descarte responsável para embalagens?

As embalagens são essenciais para garantir a proteção dos produtos durante o transporte, evitando danos e assegurando que cheguem em perfeitas condições aos nossos clientes. Aqui no Mercado Livre, temos um compromisso sólido de reduzir o impacto ambiental das embalagens, e para isso, adotamos diversas medidas sustentáveis. Todas as nossas embalagens são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. As caixas de papelão e sacolas de plástico não contêm misturas de materiais que dificultem ou impeçam a reciclagem. Além disso, utilizamos papelão com rastreabilidade da cadeia de valor certificada ou em processo de certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council), garantindo que o produto foi fabricado de forma responsável.

Nossas embalagens são projetadas para reduzir o impacto ambiental, sendo 100% recicláveis e reutilizáveis. Podem ser recicladas ou reutilizadas de outras formas. Além disso, trabalhamos para diminuir seu tamanho, minimizando o uso de materiais e reduzindo o desperdício, o que também contribui para menor emissão de carbono durante o transporte. Outra iniciativa importante para reduzir significativamente a quantidade de embalagens é a estratégia SIOC (Ship In Own Container). Com essa abordagem, evitamos o uso de embalagens adicionais em cerca de 9% dos nossos produtos, enviando-os apenas em suas embalagens primárias, eliminando a necessidade de embalagens extras.

Essa medida resultou em uma diminuição de 40% na quantidade de ar transportado, otimizando espaço, combustível e reduzindo a geração de resíduos. Além disso, estabelecemos uma parceria com o Grupo Muda no Brasil, o que nos permitiu destinar corretamente 22% das embalagens utilizadas em nossos envios entre 2021 e 2022. Com essa parceria, mais de 3 mil toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas para reciclagem, contribuindo para evitar a extração de recursos naturais e apoiar a renda de cooperativas de reciclagem. Nosso objetivo é ajudar nossos clientes a também contribuírem com a sustentabilidade.

Por isso, disponibilizamos um geolocalizador para que você possa encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos de você, onde poderá descartar corretamente as embalagens utilizadas. Assim, juntos, podemos fazer a diferença e promover práticas mais conscientes em relação às embalagens. No Mercado Livre, acreditamos que é possível conciliar inovação, tecnologia e responsabilidade ambiental. Estamos empenhados em buscar soluções cada vez mais sustentáveis para reduzir o impacto das embalagens.

Quais materiais de embalagem são recicláveis e quais não são?

Todas as embalagens que utilizamos são 100% recicláveis, o que significa que basta mantê-las separadas dos resíduos úmidos, como restos de alimentos, para que possam ser preservadas de contaminação e destinadas à reciclagem. Porém, é importante ressaltar que as fitas adesivas e etiquetas adicionadas às caixas ainda não são recicláveis devido à sua composição e à cola utilizada para fixá-las nas embalagens. Sendo assim, recomendamos que, sempre que possível, você remova essas partes antes de descartar, pois essa ação facilitará o trabalho das cooperativas e dos recicladores.

Caso não seja viável, você pode descartá-las juntamente com a embalagem. Caixas de papelão são 100% recicláveis, até mesmo quando sujas ou molhadas, desde que não estejam excessivamente contaminadas. Remova o máximo de sujeira possível antes de reciclar. Caso esteja muito suja, descarte no lixo comum. Rasgue ou recorte as partes limpas do papelão para a coleta seletiva. Se as caixas estiverem apenas molhadas, tente secá-las ao sol antes de reciclar.

Lembre-se de que o papelão também pode ser utilizado na compostagem, desde que não contenha materiais sintéticos associados. O plástico bolha também é reciclável. Antes de descartá-lo, no entanto, considere reutilizá-lo em novos envios. Outra opção é doá-lo para escolas, organizações sem fins lucrativos ou empresas próximas. Caso opte por descartá-lo, envie-o para a coleta seletiva.

É possível reciclar caixas de papelão sujas ou molhadas?

Sim, é possível reciclar caixas de papelão sujas ou molhadas, desde que não estejam excessivamente contaminadas. Durante o processo de reciclagem, pequenas quantidades de sujeira, como manchas de alimentos ou sujeira superficial, podem ser removidas. As fibras de papelão são processadas e transformadas em pasta de papel, enquanto as impurezas são filtradas e eliminadas.

No entanto, é importante ressaltar que grandes quantidades de sujeira, como óleos, graxas, tintas ou substâncias químicas, comprometem a reciclagem. Essas substâncias contaminam as fibras de papelão e prejudicam a qualidade do material reciclado. Recomendamos remover o máximo de sujeira possível antes de reciclar o papelão. Caso esteja excessivamente sujo ou contaminado, o descarte no lixo comum é a opção mais adequada. Se possível, rasgue ou recorte as partes limpas do papelão e separe-as para a coleta seletiva.

Em casos extremos, quando a caixa estiver muito suja ou molhada, é possível separar as camadas de papelão limpas e secas para reciclagem individualmente. No caso de caixas apenas molhadas, tente secá-las ao sol antes de reciclar. As partes sujas podem ser destinadas ao lixo comum ou picotadas para compostagem. O papelão é um material biodegradável e pode ser utilizado na compostagem. Para uma compostagem eficiente, utilize papelão ondulado marrom e caixas que não contenham camadas de plástico, metal ou outros tipos de materiais sintéticos associados.

Para acelerar a decomposição, rasgue ou corte o papelão em pedaços menores, aumentando a superfície de contato. O tempo necessário para a compostagem varia de acordo com as condições ambientais e o tamanho das partículas. Após um período adequado, o papelão se desintegrará e se transformará em composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado no jardim ou nas plantas.

O plástico bolha é reciclável?

Sim, o plástico-bolha é 100% reciclável. Antes de descartá-lo, considere algumas opções. Uma delas é reutilizá-lo em novos envios ou até mesmo aproveitar a satisfação de estourar suas bolhas, reduzindo a ansiedade. Para muitas pessoas, estourar plástico-bolha pode ser uma atividade relaxante e gratificante.

Outra opção é doá-lo para escolas locais, organizações sem fins lucrativos ou empresas próximas que possam aproveitá-lo de alguma forma. Caso opte por descartá-lo, lembre-se de enviá-lo para a coleta seletiva.

Se o caminhão da coleta seletiva não passar em sua residência, verifique em nosso geolocalizador os pontos de entrega voluntária mais próximos de você. Uma dica útil é separar uma quantidade suficiente de materiais recicláveis e fazer a destinação correta em um ponto de entrega voluntária semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com sua conveniência e disponibilidade.

Para facilitar, você pode até mesmo convidar seus vizinhos para se alternarem nas visitas aos pontos de entrega voluntária mais próximos. Juntos, podemos tornar o processo mais prático e incentivar práticas sustentáveis em nossa comunidade.

Posso jogar as embalagens recebidas no lixo comum?

A reutilização e a reciclagem são sempre opções mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente do que o descarte no lixo comum. Sabia que, no Brasil, são jogadas fora mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos? Surpreendentemente, apenas 4% dos materiais que poderiam ser reciclados são efetivamente reciclados.

Ao descartar embalagens no lixo comum, contribuímos para a pressão sobre os aterros sanitários, acelerando seu esgotamento e ocupando espaço que poderia ser utilizado para outros materiais que não têm outra forma de aproveitamento. Outro ponto importante é o desperdício. Quando elas são descartadas no lixo comum, perdem a oportunidade de se tornarem matéria-prima para a produção de novos produtos. Isso aumenta a necessidade de extrair mais recursos naturais e contribui para uma maior emissão de gases de efeito estufa, que estão relacionados às mudanças climáticas.

Além dos impactos ambientais, o descarte inadequado impede a geração de renda para 800 mil pessoas que vivem de reciclagem no país. Por isso, é crucial que todos façamos a nossa parte e destinemos as embalagens usadas para a reciclagem!

Quais são as vantagens de reciclar as embalagens dos produtos adquiridos através do comércio eletrônico?

Reciclar as embalagens do Mercado Livre evita a destinação inadequada desses resíduos, ajudando a evitar a poluição do solo, ar e água. Além disso, a reciclagem contribui para a conservação dos recursos naturais, economizando energia, água e reduzindo o consumo de recursos naturais. Isso contribui para a diminuir as emissões de gases de efeito estufa e ajuda a combater as mudanças climáticas. Ao reciclar, você também incentiva a economia circular.

Essa abordagem sustentável promove um ciclo mais eficiente e diminui o impacto ambiental. Lembre-se que é importante evitar que as embalagens entrem em contato com resíduos úmidos, como restos de alimentos, e proteger sua privacidade despersonalizando as etiquetas e informações pessoais antes do descarte.

Caso não haja serviço de coleta seletiva em sua região, consulte nosso geolocalizador para encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximos, onde você pode destinar as embalagens de maneira ecologicamente adequada. Não se esqueça de que você também tem o direito de arrependimento de compra, conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. Caso decida devolver um produto, guarde as embalagens originais até o prazo de desistência se encerrar.

Existem embalagens biodegradáveis?

Sim, existem embalagens biodegradáveis que são projetadas para se decompor naturalmente por meio de processos biológicos. Essas embalagens se desintegram em componentes mais simples quando em contato com o meio ambiente, devido à ação de microrganismos. Os componentes resultantes da degradação biológica variam de acordo com o tipo de embalagem e os processos biológicos envolvidos, mas geralmente incluem água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e biomassa. No entanto, é importante destacar que a velocidade e a eficiência da biodegradação dependem de fatores como o tipo de material, as condições ambientais e a presença de microrganismos apropriados.

No Mercado Livre, nossas embalagens biodegradáveis são feitas de papel e papelão, que têm a capacidade de se decompor naturalmente em um período relativamente curto, normalmente de alguns meses a alguns anos, em condições adequadas. No entanto, é sempre recomendado destinar as embalagens de papel e papelão para a reciclagem, permitindo que sejam transformadas em novos produtos. A reciclagem de papel e caixas de papelão sujas ou molhadas pode ser desafiadora, mas ainda é possível em alguns casos. Para isso, é necessário remover contaminantes, como óleos, gorduras ou sujeira. Se possível, rasgue ou corte as áreas limpas e sem etiquetas ou fitas adesivas e separe para a coleta seletiva.

Em situações em que a caixa esteja muito suja ou molhada, é possível separar as camadas de papelão limpas e secas para reciclagem separadamente. Se a caixa estiver apenas molhada, tente secá-la ao sol antes de colocá-la para reciclagem. Ao invés de descartar as partes sujas no lixo comum, considere a possibilidade de aproveitá-las no processo de compostagem. O papelão, composto de fibras vegetais, pode se decompor naturalmente durante a compostagem, tornando-se um composto orgânico rico em nutrientes para o solo.

No entanto, é recomendado usar papelão sem revestimentos ou tintas, como papelão ondulado marrom e caixas de papelão sem camadas de plástico, metal ou outros materiais. Se você deseja acelerar o processo de decomposição, rasgar ou cortar o papelão em pedaços menores pode ser útil. No Mercado Livre, estamos comprometidos com a sustentabilidade e adotamos medidas para reduzir nosso impacto ambiental. Ao utilizar embalagens biodegradáveis e incentivar a reciclagem, trabalhamos para promover a economia circular e contribuir para um futuro mais sustentável.

Quais são as características sustentáveis das embalagens do Mercado Livre?

No Mercado Livre, valorizamos a sustentabilidade e buscamos oferecer aos nossos clientes embalagens amigáveis ao meio ambiente. Diversos fatores influenciam a sustentabilidade desses produtos, como a origem dos materiais, sua reciclabilidade, conteúdo reciclado, biodegradabilidade e dimensionamento adequado em relação aos objetos embalados.

Nossas embalagens são projetadas para reduzir o impacto ambiental, sendo 100% recicláveis e reutilizáveis. Podem ser recicladas ou reutilizadas de outras formas. Além disso, trabalhamos para diminuir seu tamanho, minimizando o uso de materiais e reduzindo o desperdício, o que também contribui para menor emissão de carbono durante o transporte.

Utilizamos um plástico facilmente reciclável, sem substâncias que dificultem o processo, nas embalagens plásticas. Já o papelão, além de ser reutilizável e reciclável, é biodegradável e pode ser compostado, oferecendo uma opção mais sustentável para o descarte.

É importante destacar que a sustentabilidade desses produtos depende do engajamento de todos os envolvidos. Os consumidores desempenham um papel fundamental ao garantir que eles sejam corretamente destinados para a reciclagem. Realizar a separação adequada dos materiais recicláveis e encaminhá-los para a coleta seletiva faz a diferença. Se encontrar dificuldades sobre onde descartar, consulte nosso geolocalizador de pontos de entrega voluntária e encontre um local próximo a você.

Estamos comprometidos em adotar práticas sustentáveis e contamos com o apoio de nossos clientes conscientes para construir um futuro melhor para o planeta. Juntos, podemos fazer a diferença!

É necessário separar os diferentes materiais de embalagem antes de reciclá-los?

A principal separação necessária para a reciclagem é a divisão dos resíduos entre secos (embalagens, envelopes, sacolas, papel e papelão) e úmidos (bebidas, cascas de frutas, legumes, folhas, grama cortada e restos de alimentos). Ao evitar que as embalagens recicláveis entrem em contato com os resíduos úmidos, você facilita a recuperação de recursos, economiza energia e reduz a extração de matérias-primas virgens. Mas se você é um ativista ambiental engajado, pode contribuir ainda mais para a sustentabilidade realizando uma segunda separação dos diferentes materiais de embalagem antes de reciclá-los.

Embora essa separação adicional não seja obrigatória, ela facilita o processo de reciclagem dos resíduos secos por tipo de material, o que contribui para a eficiência do sistema como um todo. Além disso, é recomendado remover as fitas adesivas e etiquetas das embalagens, puxando-as ou recortando-as, e descartá-las no lixo comum. Lembre-se de descaracterizar as informações contidas na etiqueta, picando-a em pedaços menores ou fazendo riscos fortes com caneta preta, caso não seja possível removê-la completamente.

Para uma separação mais eficiente, separe as caixas de papelão, envelopes e outros produtos de papel em uma categoria separada dos resíduos de plástico. Essa separação adequada dos materiais de embalagem facilita o processo de reciclagem e contribui para um sistema mais eficiente e sustentável. Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, verifique os pontos de descarte de entrega voluntária mais próximos por meio do nosso geolocalizador.

Como devo lidar com a fita adesiva nas embalagens dos produtos comprados online?

Antes de descartar a embalagem, lembre-se de remover a fita adesiva. Embora a fita de papel seja menos nociva que de plástico, ela também não é reciclável e preferencialmente deve ser removida. Você pode fazer isso puxando suavemente a fita ou usando uma tesoura para cortá-la.

Evite rasgar a embalagem durante a remoção da fita, pois isso permitirá que ela seja reutilizada posteriormente. É importante saber que a fita adesiva não é reciclável devido à sua composição com cola. Portanto, recomenda-se separá-la das embalagens e descartá-la no lixo comum, certificando-se de que não siga grudada em materiais recicláveis, como papel ou papelão. Ainda assim, se você não tiver tempo para separá-la, não deixe de enviar a amebalagem para a reciclagem.